segunda-feira, 8 de abril de 2013


Vamos estudar um pouco de pontuação?

Pontuação é o sistema de sinais gráficos que utilizamos, na escrita, a fim de tentar reproduzir determinadas características da língua falada. O uso da pontuação é de extrema importância, pois a presença ou ausência desses sinais gráficos pode mudar todo o sentido de uma mensagem. Quer ver? Uma mesma oração, com e sem vírgula, tem significado totalmente diferente. Veja:

"As gaúchas, que são bonitas, poderão participar do concurso de beleza."
"As gaúchas que são bonitas poderão participar do concurso de beleza."

E aí, percebeu a diferença? Não? 
Seguinte: na primeira oração, entende-se que todas as gaúchas poderão participar do concurso de beleza, pois todas são bonitas; já na segunda oração, entende-se que apenas as gaúchas que são bonitas poderão participar do concurso. Viram como uma vírgula muda tudo! Incrível!

Repare nas diversas possibilidades de interpretação do texto a seguir de acordo com a pontuação. Leia a seguinte história (cuidado, pode acontecer com você):

Um homem muito, mas muito rico estava muito doente e à beira da morte. Pediu que lhe dessem um papel e uma caneta e escreveu o seguinte:


Entretanto, ele morreu antes de fazer a pontuação do texto (coitado!). Para quem ele deixou a fortuna? Quatro eram os concorrentes à herança. Cada um com interesses próprios, pontuou numa cópia do bilhete sua própria versão do que escrevera o homem rico. 
Vejam o bilhete da irmã:


Engraçadinha...


Leiam o bilhete do sobrinho e reparem na pontuação:


Nem quero um sobrinho desses...


Olhem o do alfaiate:

Poxa! Morrer e deixar dívida...

E o bilhete dos pobres? Alguém se arrisca? Como será que ficaria? Pode postar um comentário de como seria o bilhete deles. 

Referência Bibliográfica: Lopes, Karolina. Minimanual de gramática. São Paulo: DCL, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário