quarta-feira, 13 de março de 2013

TOME NOTA!
GRAMÁTICA!

E aí, ela vai "vim" ou não?


Imagine a seguinte situação: a gerente de uma loja esbravejava pelo telefone. Gritava. Todos puderam ouvir: "Se ela não vim, vai ser demitida. E se você  ela por aí, me avise."
No calor da emoção, a senhora gerente jogou as regras da gramática no lixo, com certeza. 

Vamos analisar o "se ela não vim . Bom, a frase exige o futuro do subjuntivo  do verbo VIR (hã?). Simplificando, a frase deveria ficar assim: "SE ELA NÃO VIER..." 
A forma vim é muito mal empregada. Na verdade, representa a 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (tempo passado): Eu VIM aqui hoje para te pagar.

Entenderam até aqui?
Continuando...

Quanto ao verbo VER, da frase "E se você  ela por aí, me avise", o erro mais comum acontece no futuro do subjuntivo: se eu VIR, tu VIRES, se ela VIR etc. Também estaria correto "se você VIR" (= na 3ª pessoa).
Além do verbo, há um outro erro grave: o pronome pessoal reto "ela" deveria ser substituído pelo pronome pessoal oblíquo.
Logo, o correto seria "E se você A VIR por aí, me avise".

Lógico que, em um momento de raiva, de descontrole emocional, não pensamos numa maneira para expressarmos nossos sentimentos. Ninguém exige uma linguagem formal na hora em que desejamos desabafar nossa ira. Mas é necessário termos o conhecimento gramatical para que possamos adequar nossa linguagem ao tipo de situação em que estamos, ok!

Agora é sua vez! Tente responder à questão abaixo. Depois, postarei a resposta correta.

Diante do enunciado exposto, analise-o tendo em vista a correta utilização do verbo ver. Caso detecte alguma inadequação, registre seu comentário.

"QUANDO ELA ME VER PASSEANDO POR AQUI, VIRÁ AO MEU ENCONTRO."



Referência Bibliográfica: 
Silva, Sérgio Nogueira Duarte. Língua Viva III: uma análise simples e bem-humorada da linguagem do brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário