segunda-feira, 25 de março de 2013

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO !

ALUNOS 1º ANO A

Sabemos que a comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando uma linguagem. Mas, afinal de contas, o que é linguagem? De acordo com o que já estudamos, linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. 
Essa linguagem pode ser verbal (falada ou escrita), tendo como base a palavra. Pode ser também não-verbal, em que a palavra não é utilizada (por exemplo, a pintura). E tem também a linguagem mista em que há a mistura das duas outras linguagens (verbal e não-verbal). 
Recentemente, podemos falar que há um outro tipo de linguagem: a digital, aquela que diz respeito aos meios eletrônicos.
Certo?
A comunicação acontece, como já sabemos, através da linguagem pela interação dos interlocutores. Daí, você deve estar pensando: "Inter o quê?"
Os interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem, ok! Ou seja, é aquele que produz a linguagem, que fala, que pinta, que dança.
Clique no link abaixo (palavra COMUNICAÇÃO) e assista ao vídeo com bastante atenção. 


Assistiu? Gostou? Observe as imagens abaixo e faça um breve comentário, explicando o que você entendeu sobre as linguagens verbal, não-verbal, mista e digital, relacionando os conceitos a cada uma das imagens (dizer o que entendeu sobre os conceitos estudados e qual imagem é linguagem verbal, qual é não-verbal etc.). 
Antes de enviar o seu comentário, escreva-o em um arquivo Word na sua máquina e depois cole o texto no espaço destinado aos comentários, aqui no blog. Isso evita que você cometa erros gramaticais, caso tenha o corretor ortográfico.
Além disso, antes de iniciar o comentário, escreva o seu nome inteiro, seu número e a sua série, ok!!! 

IMAGEM 1

IMAGEM 2

IMAGEM 3

IMAGEM 4



IMAGEM 5



sexta-feira, 15 de março de 2013


Boa tarde!

Acabei de voltar de uma palestra muito interessante, de um professor italiano conhecido por Professor Pier. Nascido na Itália em 1943, bem no meio da Segunda Guerra Mundial, ele chegou de navio ao Brasil em 1954. Sempre foi professor. Interessante é que justamente hoje, no dia da escola, tive essa excelente oportunidade de ouvir uma pessoa muito experiente.  

Parar para pensar sobre a atual situação em que se encontra a Educação, principalmente no nosso país, e fez perceber que algo realmente precisa ser feito. 

Eu preciso mudar, os alunos precisam mudar, a família precisa mudar, o Governo precisa mudar. Enfim, essa transformação depende de todos para que possamos ter e oferecer uma educação escolar de qualidade. 

Para você que leu esse breve texto, responda: o que é uma educação escolar de qualidade? Como deveria ser uma escola de qualidade? 

Pense. Reflita. Comente. Deixe sua opinião. 

Ou para você está tudo muito bem?



TODO DIA É DIA DE VIVER EM POESIA!!!!


A palavra mágica - Carlos Drummond de Andrade

Certa palavra dorme na sombra de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

A partir da leitura do poema acima, os alunos do 1º ano A do Ensino Médio realizaram uma atividade de tradução do poema a partir de imagens. Veja algumas a seguir! Ficaram bem legais!

Aluno Erick Diego!

Aluna Maria Carolina!

Aluna Monaliza Cristina!
Aluna Caroline Pereira!


quarta-feira, 13 de março de 2013

TOME NOTA!
GRAMÁTICA!

E aí, ela vai "vim" ou não?


Imagine a seguinte situação: a gerente de uma loja esbravejava pelo telefone. Gritava. Todos puderam ouvir: "Se ela não vim, vai ser demitida. E se você  ela por aí, me avise."
No calor da emoção, a senhora gerente jogou as regras da gramática no lixo, com certeza. 

Vamos analisar o "se ela não vim . Bom, a frase exige o futuro do subjuntivo  do verbo VIR (hã?). Simplificando, a frase deveria ficar assim: "SE ELA NÃO VIER..." 
A forma vim é muito mal empregada. Na verdade, representa a 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (tempo passado): Eu VIM aqui hoje para te pagar.

Entenderam até aqui?
Continuando...

Quanto ao verbo VER, da frase "E se você  ela por aí, me avise", o erro mais comum acontece no futuro do subjuntivo: se eu VIR, tu VIRES, se ela VIR etc. Também estaria correto "se você VIR" (= na 3ª pessoa).
Além do verbo, há um outro erro grave: o pronome pessoal reto "ela" deveria ser substituído pelo pronome pessoal oblíquo.
Logo, o correto seria "E se você A VIR por aí, me avise".

Lógico que, em um momento de raiva, de descontrole emocional, não pensamos numa maneira para expressarmos nossos sentimentos. Ninguém exige uma linguagem formal na hora em que desejamos desabafar nossa ira. Mas é necessário termos o conhecimento gramatical para que possamos adequar nossa linguagem ao tipo de situação em que estamos, ok!

Agora é sua vez! Tente responder à questão abaixo. Depois, postarei a resposta correta.

Diante do enunciado exposto, analise-o tendo em vista a correta utilização do verbo ver. Caso detecte alguma inadequação, registre seu comentário.

"QUANDO ELA ME VER PASSEANDO POR AQUI, VIRÁ AO MEU ENCONTRO."



Referência Bibliográfica: 
Silva, Sérgio Nogueira Duarte. Língua Viva III: uma análise simples e bem-humorada da linguagem do brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
papoepartilha.blogspot.com

Informação nunca é demais! Leia! Informe-se! Esteja atualizado! Acessem os links abaixo!

terça-feira, 12 de março de 2013



ATENÇÃO 8ªS A, B, C e D!!!

Estamos iniciando o estudo de um novo gênero: o verbete de enciclopédia. Você sabe o que é um verbete de enciclopédia? Não? Não entendeu? Então, preste atenção!

Os verbetes de enciclopédia apresentam a definição ou explicação de um termo fornecendo exemplos, datas e outas informações. 

Segundo o site Wikipedia, "verbete é um texto escrito, de caráter informativo, destinado a explicar um conceito segundo padrões descritivos sistemáticos, determinados pela obra de referência da qual faz parte: mais comumente, um dicionário ou uma enciclopédia."


Veja um exemplo:

http://waltelbranco.blogspot.com.br/2012/07/waltel-branco-na-enciclopedia-delta.html

No livro didático, o gênero verbete de enciclopédia encontra-se nas páginas 126 e 127. Já estamos finalizando o estudo de mais um gênero!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Produzindo um texto!
ATENÇÃO!
Alunos e alunas das 8ªs séries A e D!

Disponibilizo o arquivo com as orientações para a realização da atividade de produção de texto (gênero: artigo de divulgação científica). Façam o download, ok!
Boa produção!

ORIENTAÇÕES: PRODUÇÃO DE TEXTO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

terça-feira, 5 de março de 2013

Arraias

Olá Alunos e Alunas!

Nas aulas das 8ºs séries A, B, C e D estamos estudando um gênero textual bastante interessante: o artigo de divulgação científica. Para que serve este texto? 
Disponibilizo para vocês um arquivo com um breve resumo feito por Vânia Duarte, graduada em Letras, sobre as características principais desse gênero. Lembrando que nós já o estudamos em sala de aula!
Outro detalhe importante: achei um vídeo falando sobre as arraias lá nas Ilhas Maldivas! Muitooooooooo interessante! Vale a pena assistir! 
É um vídeo bem curto que mostra algumas arraias (lindas) próximas aos turistas, fala também da morte daquele apresentador australiano, Steve Irwin e mostra o ferrão da arraia. É super parecido com aquele que vimos na ilustração do artigo de divulgação científica "Arraias são animais perigosos?".
Bom, assistam, ok!
Beijinhos!!!!



ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

VídeoIlhas Maldivas - Arraias


Olá Alunos e Alunas!
Espero que estejam bem! Bem dispostos, animados e felizes!

A última aula do 1ª A do Ensino Médio foi sobre "Linguagem e Literatura". Fizemos uma breve introdução a respeito do que é literatura e a importância da linguagem para a comunicação.
Estou disponibilizando um arquivo com os slides que foram apresentados na aula. Também deixo os vídeos que utilizei para ilustrar o tema da aula. Ok!
Beijinhos!!!